As exportações de veículos brasileiros registraram um crescimento expressivo de 40,6% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No total, foram exportadas 115,6 mil unidades, com destaque para o aumento de 120% nos embarques para a Argentina, principal mercado de destino.
Além disso, as vendas internas de veículos no Brasil cresceram 7,2%, totalizando 551,7 mil unidades no período. A produção também apresentou alta de 8,3%, atingindo 582,9 mil veículos fabricados, embora tenha registrado queda de 2,9% em março na comparação anual e 12,6% na comparação mensal.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, celebrou os resultados em suas redes sociais nesta quarta-feira (9). “Gracias, hermanos! Obrigado, irmãos!”, escreveu, destacando a contribuição da Argentina para o desempenho positivo do setor automotivo brasileiro. Alckmin também ressaltou o papel do mercado interno, que classificou como “vibrante”, e mencionou a política industrial do governo federal, chamada Nova Indústria Brasil, que visa impulsionar o setor até 2033.
Os números reforçam a recuperação da indústria automotiva nacional, que continua atraindo investimentos, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico, mesmo diante de desafios globais.
Fonte: Redação