Festival da Primavera Chinês se torna um ‘momento global’, diz editorial do Global Times

7 Min de leitura
Festival da Primavera, ANO NOVO CHINÊS (Foto: CGTN)

À medida que o Festival da Primavera do Ano da Serpente se aproxima, independentemente da localização ou da agitação da vida diária, o toque do Festival da Primavera sempre evoca um profundo sentimento de nostalgia e desejo de casa dentro dos corações do povo chinês. Hoje, o Festival da Primavera, o festival tradicional mais importante nos corações dos chineses, também está sendo fortalecido pelos avanços na economia, cultura, sociedade e tecnologia, tornando-se um emblema brilhante que mostra a modernização chinesa.

Antigamente, a correria do Festival da Primavera era uma viagem lotada em trens lentos com revestimento verde. Hoje, a rede de transporte multicamadas abrangente do país abrange 6 milhões de quilômetros, com viagens ferroviárias de passageiros esperadas para exceder 510 milhões durante a temporada de viagens do Festival da Primavera. Novas linhas, como as linhas Xangai-Suzhou-Huzhou e Jining-Datong-Yuanping, começaram a operar. Mais de 30.000 estações de recarga e quase 50.000 espaços de recarga em rodovias atendem ao crescente número de proprietários de veículos de nova energia. Dezesseis aeronaves grandes C919 produzidas internamente se juntaram à “viagem quente para casa” para o Festival da Primavera. Cidades como Xangai, Tianjin e Guangzhou estão testemunhando um novo aumento nas viagens de cruzeiro, com a “corrida de viagens do Festival da Primavera no mar” prevista para ultrapassar 100.000 viagens de passageiros. A viagem cada vez mais conveniente e confortável para os chineses durante o Festival da Primavera é uma prova das mudanças transformadoras na infraestrutura de transporte da China.

O aumento da felicidade durante o Festival da Primavera pela modernização chinesa se estende muito além de uma única dimensão. Lanternas inteligentes, shows de luzes de realidade aumentada e feiras de templos digitais infundem o festival com uma sensação de avanço tecnológico que acompanha o ritmo dos tempos. Inovações como “feriados rotativos” e “logística inteligente” permitem que as pessoas abracem totalmente o Festival da Primavera por meio de um desenvolvimento de alta qualidade. Da Gala do Festival da Primavera aos filmes do Ano Novo Chinês, e de jogos e transmissões ao vivo a microdramas, a vida cultural durante o Festival da Primavera é vibrante e diversa. O Aeroporto Internacional de Pequim Daxing fornece pulseiras de cuidados especiais para passageiros como idosos e gestantes, enquanto a Estação Norte de Shenzhen introduz o serviço “Easy Travel”, permitindo que os passageiros digam adeus ao incômodo de carregar bagagem pesada. Centrada nos meios de subsistência das pessoas, a modernização chinesa acrescenta calor às nossas celebrações do Festival da Primavera.

O Festival da Primavera do Ano de Yi Si (de acordo com o calendário lunar chinês) será o primeiro Festival da Primavera “Edição do Patrimônio Cultural Imaterial Mundial”. O Ano Novo Chinês também é um “Ano Novo Mundial”, não apenas como uma impressão, mas como uma realidade vívida. Durante a próxima “Semana do Festival da Primavera” global, se passearmos pela Trafalgar Square em Londres, testemunharmos um grande desfile em São Francisco, aprendermos recorte de papel e pintura em açúcar na feira do templo de Frankfurt, comprarmos produtos de Ano Novo na Chinatown de Cingapura ou vermos milhares de lanternas iluminando a noite de inverno em Nagasaki e ouvirmos a melodia da canção folclórica chinesa Jasmine Flower, ou Mo Li Hua, em um concerto em Toronto, certamente apreciaremos profundamente e sentiremos a imensa influência global do Festival da Primavera hoje.

Até agora, quase 20 países em todo o mundo já designaram o Festival da Primavera como um feriado público, e o número de países e regiões celebrando o festival com atividades tradicionais chegou a quase 200.

O Festival da Primavera “voou para as casas de pessoas comuns” ao redor do mundo, carregando um significado profundo em termos de troca de civilização. O Festival da Primavera é cativante e respeitável. O povo chinês sempre reserva o mais solene senso de cerimônia e os melhores desejos para este festival. Um dístico, um recorte de papel, um jantar de reunião – todos incorporam o profundo afeto do povo chinês e suas aspirações por uma vida feliz. Quando pessoas de diferentes origens culturais são atraídas pelas danças do dragão e do leão, recortes de papel de janela, dísticos e trajes tradicionais Tang e Han durante o Festival da Primavera, elas são, de fato, atraídas pelo entusiasmo do povo chinês pela vida. Quando as pessoas se cumprimentam com “Feliz Ano Novo Chinês”, apesar de origens culturais potencialmente diferentes, o senso compartilhado de respeito mútuo ressoa universalmente entre a humanidade.

O Festival da Primavera possui imensa inclusão. Embora os costumes variem de norte a sul, a China e o mundo celebram o mesmo Festival da Primavera, e isso reflete precisamente o conceito cultural chinês de “harmonia e unidade”. Esse conceito se manifesta em nossa atitude em relação a diferentes culturas e civilizações, defendendo a vida em harmonia, a harmonia na diversidade e priorizando a cooperação.

O Festival da Primavera é cada vez mais adotado pelo mundo, revitalizando-se por meio da herança, inovação e engajamento mútuo com a comunidade global. Temos motivos para acreditar que, com o aprimoramento da força nacional abrangente da China e a expansão de suas políticas de abertura, “visitar atividades de patrimônio cultural intangível e celebrar um autêntico Ano Novo Chinês” está fadado a se tornar um favorito de longa data no menu “Viagem à China”.

 

Fonte: Brasil247

MARCAÇÕES: ,
Compartilhar